Terceirização no transporte de cargas: devo ou não optar?

A terceirização no transporte de cargas significa se envolver com alguém externo, como um prestador de serviços logísticos especializado. Assim, essa prática traz muitos benefícios, mas também há riscos reais.

Desde pequenas até grandes organizações, é importante ter um serviço logístico confiável, renomado e que ajude a alcançar seus objetivos de negócios. Dessa forma, o principal objetivo de optar pela terceirização é fornecer excelentes serviços e permitir que a sua empresa se concentre em outros aspectos internos.

Neste artigo mostraremos os benefícios e desvantagens da terceirização no transporte de cargas e na frota própria. Continue a leitura e aproveite!

Benefícios da terceirização do transporte de cargas

Veja os benefícios do uso de serviços terceirizados de armazenagem e transporte para o seu negócio:

1. Redução de custos

A terceirização no transporte de cargas proporciona redução de custos, pois uma embarcadora não precisa arcar com gastos de infraestrutura, processos, motoristas, veículos e manutenção.

2. Acesso à tecnologia e comunicações

A tecnologia no campo da logística está se tornando mais sofisticada, imprescindível e acessível. Dessa forma, as transportadoras investem fortemente em soluções de rastreamento, roteirização e sistemas antirroubo, entre outros.

3. Flexibilidade de recursos

A terceirização no transporte de cargas pode facilitar a vida do embarcador, especialmente se o seu provedor de serviços for ágil. Além disso, deve conseguir acomodar tanto suas necessidades de transporte regularmente programadas quanto as sob demanda.

Desvantagens da terceirização do transporte

Conheça as desvantagens da terceirização no transporte de cargas:

1 - Perda de visibilidade e controle

A terceirização no transporte de cargas pode reduzir o controle gerencial sobre a forma como o prestador de serviços opera. Essa possibilidade pode ser atenuada trabalhando em estreita colaboração com o fornecedor em medições de sucesso acordadas e acompanhamento de resultados, via plataformas online, por exemplo.

2 - Gestão de riscos

Os riscos podem ser financeiros, operacionais ou de reputação. A falha financeira do fornecedor e a interferência do ambiente externo, são riscos reais. Desse modo, as principais medidas de desempenho e as ferramentas de relatórios financeiros podem trazer visibilidade imediata.

Agora que você entendeu as vantagens e desvantagens da terceirização no transporte de cargas, e ainda, como a última pode ser a chave para uma boa operação, você poderá avaliar as necessidades, valores e planos de crescimento da sua empresa.

Dessa maneira, terceirizar o gerenciamento de transporte pode economizar tempo, dinheiro e recursos. Uma boa dica, é investir em plataformas digitais de contratação de fretes, como a goFlux.

Gostou? Quer saber mais? Acompanhe nossos conteúdos em nossas redes sociais!

Não perca os novos artigos do Blog da goFlux

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco.

Para dúvidas, elogios, reclamações e sugestões

R. dos Pinheiros, 498. 4º andar Pinheiros. São Paulo – SP. CEP: 05422-001.

© 2023 goFlux

Download Premium WordPress Themes Free

engage

Get the coolest tips and tricks today

This ebook will change everything you ever thought about relationships and attachment. Find the secret to connecting better and faster