Logística no agronegócio: descubra os desafios e como melhorar

Você sabe quais são os desafios e como melhorar a logística no agronegócio e no planejamento de safras?

Não é segredo para ninguém que o segmento logístico é um dos mais importantes para o crescimento de qualquer tipo de negócio. Essa realidade não é diferente em relação às companhias do ramo agropecuário.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar detalhadamente o que é a logística no agronegócio, os principais desafios enfrentados e, ainda, os principais benefícios dela para esse setor econômico. Continue a leitura!

O que é a logística no agronegócio?

A logística no agronegócio envolve diversas operações aplicadas ao setor primário da economia, como o escoamento da produção. Desse modo, no ramo do agronegócio é muito importante destacar que o segmento logístico envolve três grandes operações principais. A primeira delas é a logística de suprimentos essenciais para o plantio destinados a reduzir os custos dos produtores, como os adubos. Após a fase produtiva, é necessário o transporte dessas mercadorias, chamado de logística de distribuição.

Além dessas, há a logística de apoio à produção agropecuária. Essa etapa envolve serviços logísticos para movimentação de diferentes produtos dentro de uma companhia. Entre alguns dos processos mais comuns, estão o transporte interno, a armazenagem, o manuseio e estoque.

Desse modo, podemos dizer que ela tem o objetivo de fazer o alinhamento das operações de armazenagem e produção, para garantir organização, controle e sucesso em toda cadeia produtiva.

Quais são os desafios da logística no agronegócio?

Esse segmento enfrenta diversos desafios no Brasil e alguns deles são complicados de resolver. Por esse motivo, é necessário estar atento em relação a todos eles.

Entre os principais desafios enfrentados pelo segmento estão a alta dependência do modal rodoviário, a perda de safra, os altos gastos envolvidos e a falta de infraestrutura. Por isso, trouxemos os detalhes dessas questões abaixo:

Dependência do modal rodoviário

O primeiro desafio pertinente ao segmento logístico no agronegócio é a alta dependência do modal rodoviário. Isso acontece, porque há poucas ferrovias e as hidrovias estão mais concentradas na região norte do país.

O que é consequência do governo de Juscelino Kubistchek, devido a indústria automotiva no Brasil ser um grande pilar econômico entre as décadas de 1930 e 1950. Dessa forma, o modal ferroviário foi substituído pelo rodoviário, ligando o Brasil de Norte a Sul por estradas.

Por isso, a maior parte do transporte de produtos brasileiros é realizado por meio de caminhões ou carretas. Assim, o escoamento da produção é complexo e totalmente dependente dos caminhoneiros.

Perda da safra

O Brasil é um país com um território de dimensões continentais. No entanto, não há infraestrutura adequada para fazer o transporte da safra. Por causa das longas distâncias do processo de entrega das mercadorias, o tempo maior exposição delas, pode levar à perda da validade. Isso é preocupante, pois há uma perda grande de recursos. Dessa maneira, diversos grãos “ficam pelo caminho” e, ainda, causam prejuízos financeiros aos produtores.

Altos custos envolvidos

Outro desafio enfrentado pelo setor logístico no agronegócio, são os altos custos envolvidos em todo processo, especialmente no valor dos fretes. Como já falamos, devido ao tamanho do território brasileiro com as longas distâncias o custo do transporte de carga costuma ser maior. Por isso, vale a pena pesquisar e negociar com facilidade esses custos e ter acesso aos prestadores de serviços certos para a distância que você precisa.

Falta de infraestrutura

A infraestrutura destinada ao armazenamento e transporte de grãos em longas distâncias é insuficiente no Brasil. Dessa forma, muitos deles podem ser desperdiçados pelo trajeto. Já que a malha rodoviária não apresenta todo suporte necessário para atender o escoamento da produção. Além disso, há poucos portos no Brasil, e por essa razão, eles têm muitos congestionamentos, pois a maior parte das exportações é realizada nas regiões Sul e Sudeste do país, concentrando a exportação e causando atrasos.

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