Contratação de frete: veja as modalidades e cuidados necessários

Uma dúvida frequente em relação às empresas de diferentes setores é sobre os cuidados e as modalidades de contratação de frete. Em uma análise inicial, essa questão pode parecer um mero detalhe. No entanto, pode fazer total diferença na gestão financeira e também na logística das empresas.

Isso porque, o frete é um dos principais custos implícitos no transporte de mercadorias. Desse modo, ao depender do tipo de frete pode ser necessário mais cuidados e também a operação pode ser mais onerosa. Por esse motivo, é fundamental conhecer as modalidades existentes.

Pensando na importância do tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente, quais são os tipos de contratação de frete e o que deve ser considerado antes de contratar o serviço. Confira!

Quais são as modalidades existentes?

Existem diversas modalidades de contratação de frete e cada uma delas apresenta algumas características específicas. Por esse motivo, é muito importante conhecê-las.

Normal

Trata-se de modalidade convencional e nesse tipo não há a presença de nenhum agente intermediário entre contratante e contratado. Desse modo, a mercadoria coletada no remetente é entregue de forma direta ao destinatário.

Subcontratação

Nessa modalidade, o funcionamento é diferente, já que há a participação de terceiros na prestação de serviço. Ela também é muito utilizada no meio logístico, inclusive, por pequenas e grandes transportadoras. Assim possibilita ampliar a cobertura de uma área territorial e atender mais demandas dos clientes. Dessa maneira, a transportadora prefere não fazer o frete por conta própria, sendo feita de forma terceirizada. Os objetivos são reduzir custos, otimizar prazos, ampliar cobertura de atendimento e otimizar a produtividade.

Redespacho

Em uma análise inicial pode parecer semelhante em relação à subcontratação. A principal diferença é que esse procedimento é feito por duas transportadoras. Desse modo, a transportadora contratada pelo cliente encarregada de fazer o transporte da mercadoria em um determinado trecho e outra companhia contratada pela primeira empresa faz outra parte do trajeto. Assim como na subcontratação, os objetivos principais são otimizar as entregas, reduzir custos, atender mais clientes e melhorar a produtividade das transportadoras.

Tabela Fixa

Nesse caso, o valor do frete varia conforme a tabela definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT. Desse modo, o valor é fixo conforme cada serviço prestado.

Leilão livre

Trata-se do leilão tradicional. Nessa modalidade, vence o fornecedor que efetuar o lance com maior preço em um período específico.

Leilão Reverso

Ele é o oposto do leilão tradicional, ou seja, vence o fornecedor que oferece o lance com menor preço em um tempo determinado. Assim, o evento acontece por meio de uma plataforma on-line, a qual os fornecedores acessam uma sala virtual para ofertarem os lances.

CIF

Essa sigla significa cost, insurance and freight, ou seja, custo, seguro e frete. Assim, nesse tipo de frete é o embarcador da carga que é o responsável pelos custos da remessa e pelo gerenciamento de riscos até a entrega ao cliente.

FOB

Significa Free On Board, isso é, Livre a Bordo. Nessa modalidade, o embarcador fica responsável somente pelas mercadorias até o momento da coleta ou redespacho. Desse modo, os custos do transporte ficam por conta do destinatário.

Gostou desse artigo que discutimos as modalidades e os cuidados necessários para fazer a contratação de frete? Receba mais dicas e conteúdos incríveis como esse em nossas redes sociais.

Não perca os novos artigos do Blog da goFlux

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco.

Para dúvidas, elogios, reclamações e sugestões

R. dos Pinheiros, 498. 4º andar Pinheiros. São Paulo – SP. CEP: 05422-001.

© 2023 goFlux

Download WordPress Themes

engage

Get the coolest tips and tricks today

This ebook will change everything you ever thought about relationships and attachment. Find the secret to connecting better and faster